Circula nas redes sociais, um vídeo que mostra o advogado Cristiano Zanin sendo hostilizado em um banheiro. Foi confirmado que o banheiro fica no Aeroporto Internacional de Brasília e as agressões teriam acontecido nesta quarta (11).
Zanin é advogado do presidente Lula e atuou nos processos oriundos da Lava Jato, conseguindo a anulação das condenações. Nas imagens, que circulam nas redes sociais, ele aparece sendo hostilizado enquanto escovava os dentes.
Até o momento, o agressor não foi identificado. No vídeo, além de ofender o advogado, ele também faz ameaças. “Vontade de meter a mão na orelha de um cara desses (…) tinha que tomar um pau (sic) de todo mundo que está andando na rua”, afirma.
Durante a intimidação, o homem chega a filmar Zanin bem de perto e persegui-lo para fora do banheiro. O advogado, apesar da provocação, não responde e chega a falar com um segurança do aeroporto.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestou e afirmou que vai entrar com pedido para que o caso seja investigado. A Ordem defende que o caso seja investigado e as cabidas punições sejam adotadas.
Nas redes sociais, internautas se mobilizam para identificar o homem autor das ofensas. Páginas se mobilizam e garantem anonimato a quem fornecer a informação. Ao mesmo tempo, muitos se manifestam em defesa do agressor e afirmam que fariam o mesmo.
Zanin havia acabado de desembarcar em Brasília, quando o episódio aconteceu.