Hamilton Mourão, vice-presidente da República, deu uma declaração nesta sexta-feira (20) que deixou os internautas chocados e furiosos. Ele foi comentar sobre a morte brutal de um homem negro em uma loja do Carrefour, em Porto Alegre, quando acabou criando uma nova polêmica.
Mourão disse que a morte do homem é “lamentável” e que a segurança está despreparada para agir em várias situações, mas quando foi questionado pelos repórteres, chegou a repetir por diversas vezes que o crime não tenha sido motivado por questões raciais.
Para o vice-presidente do Brasil, não há racismo no país e que há pessoas querendo “importar” isso para cá.
Mourão nao existe racismo no Brazil?
O que aconteceu no Carrefour foi o que?
Presidente e vice sendo bosta https://t.co/CCoKM6WsIr— Dante Krause (@Dante_RaffaK) November 20, 2020
No Twitter, o nome do vice-presidente foi parar nos assuntos mais comentados e muitos internautas estão criticando a declaração do vice de Bolsonaro, lamentando que o país tenha políticos com essa mentalidade.
https://twitter.com/Nelzon86174457/status/1329855629503176713
Um dos jornalistas ficou perplexo com o que ouviu e pediu ao vice-presidente para confirmar que não acredita que há racismo no Brasil. Mourão então disse que pode afirmar com tranquilidade que não há racismo no país.
o vice presidente mourão falando q não existe racismo no Brasil não sei nem se tenho energia pra comentar algo assim
— ella ☭ (@jedigmz) November 20, 2020
Outro repórter perguntou se o assassinato do homem negro na loja do Carrefour não teve algum componente racial e Mourão disse que já morou nos Estados Unidos e é lá que tem racismo.
O vice-presidente disse que o “pessoal de cor” senta atrás do ônibus nos Estados Unidos e que isso não existe aqui no Brasil. Por fim, Mourão alegou que aqui no país o que existe é desigualdade.