Viralizou nas redes sociais o vídeo de uma cobra muito peculiar. O vídeo mostra que o animal possui, na ponta de sua cauda, uma espécie de aranha que serviria para atrair presas.
Com a repercussão que o vídeo ganhou, muita gente começou a se perguntar que tipo de cobra é essa e onde ela existe. É possível se deparar com esse animal no Brasil, por exemplo?
Por isso, reunimos algumas informações sobre essa serpente, que tem uma aparência intimidadora, mas não é conhecida por atacar o ser humano com tanta frequência como chegou a se imaginar.
Conhecida como víbora-rabo-de-aranha, o nome é bastante autoexplicativo. Segundo alguns especialistas, o animal acabou desenvolvendo esse tipo de cauda por questões evolutivas.
Isso porque a principal presa do animal são roedores e aves, que avançam contra sua cauda pensando se tratar de uma aranha. No entanto, ao se aproximarem, acabam sendo abatidos.
Se você é uma das pessoas que ficou com medo de se deparar com esse animal no Brasil, pode ficar tranquilo. Essa víbora vive naturalmente na região árida do Irã e não é natural de áreas tropicais.
Ver essa foto no Instagram
A vibora-rabo-de-aranha (Pseudocerastes urarachnoides) utiliza a ponta da sua cauda atrair suas presas, geralmente aves e roedores de pequeno porte.
A espécie vive nos terrenos pedregosos do Irã, ficando ativa no início da manhã e final da tarde. pic.twitter.com/SbpEHc0QLY
— Legião Escamada 🐍🦎🐊🐢 (@legiaoescamada) June 14, 2023
Essa é uma serpente peçonhenta, ou seja, possui veneno. No entanto, como vive em regiões de pedras, não costuma promover ataques contra o ser humano ou animais de médio e grande porte.
A alimentação primária deste animal é formada pela caça a aves e roedores, que são atraídos por sua cauda.