A médica veterinária Jussara Sonner tem chamado atenção nas redes sociais depois de divulgar ter tomado três doses de vacina contra a covid-19. Por ser da área da saúde, ela já havia se vacinado com duas doses da coronavac.
Pelas redes sociais, ela afirma ter tomado mais uma vacina, dessa vez a Janssen, de aplicação única. A divulgação da fraude acabou gerando uma onda de críticas e denúncias também. A justificativa de Sonner, dada a amigos, teria sido de que ela não se sentia segura com a coronavac.
Na publicação, onde expôs a fraude, Jussara ainda zombou do posto onde se vacinou. “Fui em um bairro meio que de favela em Guarulhos, onde não havia computadores para verificação online. Uma sorte! Anotaram meus dados numa folha timbrada. Quando cair no sistema será tarde demais“, declarou.
Jussara ainda ironizou a vacina Coronavac, ao chamá-la de “vachina”, o que também lhe rendeu críticas por suposta xenofobia. A médica veterinária reconheceu que nenhuma vacina é 100% segura porque ainda não houve tempo suficiente de testes, mas afirmou que estava “bastante incomodada” por ter recebido a “vachina” (apelido pejorativo atribuído a coronavac, popularizado pelo presidente Bolsonaro).
Com a repercussão do caso, o Ministério Público recebeu denúncias e afirmou que já está registrado. Além da apuração do órgão, a prefeitura de Guarulhos também afirmou que vai investigar o caso internamente.
Todas as vacinas aplicadas no Brasil são eficazes e seguras, segundo análise e liberação da Anvisa.