Um rapaz de apenas 19 anos de idade que está com a varíola dos macacos possui mais de 200 lesões pelo seu corpo. Pela gravidade dos ferimentos, o jovem segue internado no Hospital Emílio Ribas, considerado uma referência em infectologia, e fica situado na zona oeste de São Paulo.
O estado de São Paulo tem 1.184 casos confirmados da doença, sendo que 879 estão na capital, sendo 10 adolescentes e também três crianças.
O rapaz de 19 anos, que preferiu não revelar sua identidade, destacou que no iniciou começou a ter febre e sentir dor de cabeça, isso dois dias antes das lesões pelo corpo se manifestarem. No começo pensou ser uma gripe.
“Começou a aparecer uma [ferida] aqui na minha testa, no meu couro cabeludo, na minha mão. Aí quando espalhou pelo resto do corpo vi que era uma coisa mais séria e fui até o médico”, explica.
Os médicos no início do atendimento desconfiaram ser catapora, já que o rapaz nunca teve a doença. Porém, após as lesões piorarem e começarem a ficar evidentes até no rosto, foi indicado fazer o teste da varíola dos macacos, tendo diagnóstico confirmado.
O jovem disse que seus irmãos mais novos (18 e 14) anos também se contaminaram com a doença.
“Meu irmão anda por aqui só, na cidade, e minha irmã também, estava em casa e não sai. A gente não tem ideia de onde pegou”, conta.
Os irmãos dele não precisaram ser internados, estão na casa com sintomas mais leves.
TREINAMENTO
A SMS (Secretária Municipal de Saúde) da cidade de São Paulo realizou treinamento de mais de mais de três mil diretores de escolas na terça-feira (2), para que estejam aptos para identificar os sintomas desta doença nos alunos da rede de ensino.
O primeiro treinamento foi online e teve participação de médicos, que explicaram sobre a varíola dos macacos.
Já os profissionais do setor de Saúde, recebem treinamentos todas as semanas, e agora o foco é nas escolas, pelo fato da volta às aulas.