Será que é COVID-19 ou se trata de uma gripe comum? Isso pode ser uma dúvida comum entre diversas pessoas. E os médicos alertam que não se trata de uma dúvida boba. Afinal, com a variante delta circulando por diversos países, é uma preocupação muito plausível.
O Coronavírus é uma doença que em seu início apresenta sintomas muito comuns com diversas outras doenças. Por este motivo, seu diagnóstico é difícil. Apenas um teste pode realmente confirmar se é a infecção pela COVID-19.
A variante Delta se iniciou na Índia. Contudo, rapidamente se espalhou para todos os continentes. Com isso, no Brasil, se tem observado um grande aumento dos casos relatados que apresentam essa variante detectada.
Essa variante ainda se mostra ser mais transmissível quando comparada a outras.
Os sintomas são muito semelhantes a uma gripe comum. Eles incluem coriza, dor de cabeça, ardência na garganta. Em comparação com outros sintomas relatados no começo da pandemia, como perda de olfato, paladar e tosse, já é possível notar a principal diferença entre essa variante e as outras.
‘Essa variante parece bastante com sintomas gripais simples, então a gente tem que testar sempre o paciente. A partir do terceiro dia de sintomas, a gente já recomenda que faça o teste RT-PCR, para confirmar ou descartar essa possibilidade’, explica o médico, Antonito Eduardo Neto, filiado a uma unidade de saúde que fica localizada no Rio de Janeiro.