Mais de 100 milhões de pessoas já estão imunizadas contra a COVID-19 em nosso país. A grande maioria já tomou a primeira dose do imunizante. Contudo, o vírus continua a estar em alta e circular bastante. Por este motivo, é comum que apareçam pessoas que mesmo estando vacinadas, apresentem um teste positivo para a doença.
Acontece que a vacina contra a COVID-19 apenas protege de desenvolver a doença de maneira grave. Sendo assim, se espera que os vacinados com as duas doses, apenas peguem a doença de forma leve, não apresentando grandes complicações.
Por este motivo, se estiver sentindo os sintomas típicos da COVID-19 e tiver tomado a vacina, você ainda não estará livre de ter que fazer um teste. O teste se torna muito necessário, pois mesmo vacinado você pode transmitir a doença para pessoas que ainda não tomaram o imunizante e têm chances de desenvolver a doença de maneira grave.
O que se espera da vacina é que os casos de hospitalização diminuam com o andamento da vacinação. E isto já está sendo observado em nosso país.
“Eu tomo a vacina hoje, vou demorar, em média, de 15 a 21 dias para formar a minha primeira resposta imunológica. Essa primeira resposta, vai me proteger de 50% a 74% para casos graves ou morte.”, contou a infectologista Lina Paola Rodrigues, sobre como funciona a vacina em nosso organismo.
Ana Maria Braga foi uma das pessoas que se infectou mesmo após as duas doses do imunizante.