O Instituto Butantan é responsável não só pela produção nacional da vacina Coronavac, desenvolvida na China, como também uma das esperanças de vacinas nacionais. O Instituto tem se dedicado a produção da Butanvac, uma vacina inteiramente brasileira.
Uma nova decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária traz mais motivos para comemoração. Acontece que a agência liberou o teste de segurança da vacina. Com essa decisão, os pesquisadores vão aplicar a vacina em 418 voluntários.
Esses voluntários tiveram a chance de se inscrever pelo portal lançado pelo Instituto. Nessa etapa A da fase 1 de testes, a ideia é testar a segurança da vacina e também determinar a dosagem ideal a ser usada. A vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias entre aplicações.
Ainda tem outros dois estágios dessa fase e mais a fase 2 de testes. Ao todo, os pesquisadores esperam vacinar cerca de 6 mil voluntários. As etapas precisam ser feitas de acordo com as determinações da Anvisa, é improvável que a vacina esteja liberada para uso ainda este ano.
A expectativa dos pesquisadores é a de que a Butanvac apresente um melhor resultado contra as variantes da covid-19 do que as vacinas já disponíveis hoje. Isso porque todo o seu desenvolvimento foi feito com isso em mente, no entanto, só os testes serão capazes de responder essas questões.
A grande vantagem da Butanvac é que a produção poderá ser feita inteiramente em território nacional, o que vai acelerar o processo.