Chegou ao fim a investigação da invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, e a recomendação da comissão responsável é pelo indiciamento de Donald Trump. Segundo análise dos congressistas, o ex-presidente do país teve responsabilidade sobre os fatos.
O relatório sobre o caso agora é encaminhado ao Departamento de Justiça do país, que pode ou não acatar a recomendação. Durante as investigações, os parlamentares identificaram que Trump incitou a invasão e falhou em condenar a violência.
Se o relatório for acatado, Trump pode responder por crimes relacionados a obstrução de procedimento oficial, a conspiração para falso testemunho, a conspiração por fraude contra os Estados Unidos e a incitação de insurreição.
Em um caso semelhante ao que vem sendo observado no Brasil, Trump passou um bom tempo de seu mandato questionando o processo eleitoral dos Estados Unidos e, ao perder as eleições, encorajou manifestações contrárias ao resultado.
Em janeiro de 2021, durante o processo de posse de Joe Biden, um grupo de manifestantes invadiu o Capitólio de Washington, nos Estados Unidos. O evento ficou marcado na história do país e rendeu várias prisões, bem como a investigação contra Trump.
O Capitólio é o centro legislativo dos EUA, onde atuam tanto os deputados, quanto os senadores do país. A invasão foi um ato em apoio à Trump, mas também uma tentativa de golpe contra o processo eleitoral do país, e resultou em 5 mortes.
Caso a denúncia seja acatada, pode frustrar os planos de Trump em tentar novamente a corrida presidencial.