Você provavelmente já deve ter ouvido, em algum momento da vida, alguma orientação para não “comemorar antes da hora”. Essa é uma expressão brasileira, mas existe em muitos outros lugares do mundo.
Em geral, a sabedoria popular sugere que a ansiedade por um resultado pode te levar a celebrar cedo demais, te fazendo perder o foco. O problema é que muitas coisas na vida só acabam quando realmente terminam, então não é bom comemorar cedo demais.
Essa foi a dura lição aprendida pelo triatleta amador Mateo Bustos. O atleta participava de uma competição em Sagunto, na Espanha. Um vídeo, filmado pouco antes da tragédia, começou a viralizar nas redes sociais.
O vídeo mostra o momento em que Bustos, liderando a prova, desacelera a passada para comemorar. É possível ver com clareza que o corredor da uma freada e posa para câmeras, quando é surpreendido por outro competidor, que acaba ganhando a corrida.
Germán Cister, que não tinha nada a ver com a comemoração, passou e ganhou a corrida. “A primeira coisa que fiz foi agarrar minha cabeça“, afirmou Bustos, em entrevista a TV local.
A vore, deixeu el postureo ja! En serio 😂 😂 😂
Volum a tope pic.twitter.com/t7Eau9tCOB— Juanj__o 🍊 (@elgotet) June 20, 2021
O público, que acompanhava o evento, não escondeu a frustração. Uma mulher em particular acabou viralizando, com a reação espontânea. “Mas como ele é tão burro? (…) Minha mãe! Mas como você faz isso? Eu falei para ele, ‘você corre, senão eles te pegam’!“, grita a mulher.
Bustos viu o vídeo depois do evento e revela que ficou chateado a princípio, mas depois teve a chance de conversar com a mulher e se acertar. “É uma história que mais tarde eu vou relembrar com meus amigos“, finalizou.