Na madrugada desta segunda-feira (6), um forte terremoto de magnitude 7,8 seguido de várias réplicas atingiu uma cidade que fica na região central da Turquia, próximo com a divisa da Síria, e deixou um rastro de destruição nos dois países.
Segundo as últimas informações, mais de 2 mil pessoas morreram, há mais de 5 mil feridos e milhares de pessoas estão desaparecidas.
Imagens das cidades atingidas pelo maior tremor de terra deste século naquela região mostram casas, prédios, estabelecimentos comerciais, ruas e estradas completamente destruídas, como se tivessem sido bombardeados.
Entre as 40 réplicas do primeiro terremoto, uma de magnitude 7,7 voltou a promover destruição, tremores desta magnitude e com uma profundidade considerada ‘rasa’, o epicentro foi a 10 km da superfície e por isso são extremamente letais.
As equipes de resgate dos dois países trabalham incessantemente a procura de sobreviventes entre os escombros.
Dezenas de milhares de pessoas estão desabrigadas, a região passa por um inverno rigoroso, em alguns locais há precipitação de neve e os sobreviventes estão expostos a temperaturas congelantes.
Nas redes sociais circulam vídeos de sobreviventes presos debaixo dos escombros implorando por ajuda e falando onde estão presos sob os destroços, estas imagens estão comovendo o mundo; confira:
Após o terremoto na Turquia, vários moradores começam a fazer leves indicando sua posições.
O terror é destruição no Sul da Turquia é apocalíptico.
Um tsunami de 7.2 é esperado após esse desastre. pic.twitter.com/m6xtvZnOxC— ZAKSANTOS🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@zaksantos) February 6, 2023
Neste vídeo é possível ver sobreviventes na Turquia debaixo dos escombros pedindo ajuda por meio da internet. Ainda não se tem atualizações sobre eles. pic.twitter.com/v8worZhNWJ
— CHOQUEI (@choquei) February 6, 2023
Vídeos mostram a destruição:
🚨🇹🇷 | AHORA – TERREMOTO EN TURQUÍA.
Impactante vídeo muestra el momento del colapso de un edificio en Sanliurfa.
*🌎🇻🇪👉THE WORLD . . . AND ITS NEWS ! !💥👈👀✨* pic.twitter.com/C1eMObi0mu
— Viejo Miguel (@MiguelViejo12) February 6, 2023
Un periodista de la cadena DHA captó en vivo imágenes del segundo terremoto en #Turquía. pic.twitter.com/Np8E0yj5l7
— El Pergamino (@ElPergaminosv) February 6, 2023
Meu DEUS, 😧 o terremoto na Turquia foi horrível. pic.twitter.com/2qvvVY6rrr
— 🇧🇷Wil🇧🇷 (@PatriotaWil) February 6, 2023
O repórter Yüksel Akalan estava ao vivo na Turquia quando foi surpreendido por um terremoto de 7.5 graus, secundário ao de 7.8 que atingiu o país na madrugada. Ele reiterou uma criança dos escombros. Minutos após eles saírem, os prédios em volta desabaram. pic.twitter.com/NUtz8OtzwV
— Renato Souza (@reporterenato) February 6, 2023
🚨VEJA: Imagens mostram o tamanho da destruição de algumas cidades da Turquia após terremoto atingir o país. pic.twitter.com/vpBEH35yph
— CHOQUEI (@choquei) February 6, 2023
O presidente Lula emitiu uma nota de solidariedade às vítimas dos terremotos dos dois países.
Vários países se prontificaram em enviar ajuda humanitária, equipes médicas e de socorristas para auxiliar no resgate das vítimas.