As águas do Rio Uruguai testemunharam uma verdadeira tragédia na tarde deste último sábado (21), que aconteceu no município de Alecrim, localizado no Norte do Rio Grande do Sul.
De acordo com os socorristas do Corpo de Bombeiros que foram acionados para atender a ocorrência, uma embarcação de pequeno porte virou durante uma tempestade.
Oito pessoas estavam no barco no momento em que ele virou, duas mulheres e um menino de 7 anos, filho de uma delas, foram encontrados sem vida.
Dois homens desapareceram nas águas e estão sendo procurados pelos bombeiros. Testemunhas disseram que o grupo fazia a travessia entre a Argentina e o Brasil, quando foram surpreendidos por uma tormenta.
As equipes dos bombeiros trabalham com o apoio de mergulhadores e buscas pela superfície, e também com uma aeronave da Brigada Militar para auxiliar nas buscas.
Cinco adultos e três crianças estavam no barco, as vítimas fatais foram identificadas como Sinara Bogler Kuhn, de 47 anos, Noeli Ceconi da Silva, de 39 anos e Davi Pimentel, de 7 anos, filho de Noeli.
Estão desaparecidos, Jorginho Valdemir, de 44 anos, marido de Sinara, e Siderlei Pimentel, cônjuge de Noeli.
As três pessoas resgatadas com vida foram, Emili Vitória, de 5 anos, filha de Sinara e Jorginho, Maria Graciela, de 40 anos, cunhada de Siderlei e Noeli; e Araceli, de 8 anos, sobrinha de Maria Graciela.
As vítimas foram resgatadas inconscientes, encaminhadas para uma unidade de saúde da região e após passarem pelo atendimento necessário, foram liberadas.
Os sobreviventes foram resgatados por um morador da região que viu pela janela de casa o barco tentando atravessar o rio. O morador identificado como Antônio Sérgio Meller, que resgatou as vítimas, disse correu para salvar as pessoas “por instinto”, já que nunca tinha visto o Rio Uruguai tão revolto.
“Eu vi que eles estavam tomando banho na ilha do outro lado do rio, mas quando começou a tormenta o rio se enfureceu, veio um tufão, e eu não vi mais eles. Me apavorei, porque nunca tinha visto o rio tão enfurecido”, afirmou ele.