O estado da Bahia está vivendo uma verdadeira catástrofe por causa das fortes chuvas assolam a região sul desde novembro.
De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online, ‘G1’, o excesso de chuva provocou o rompimento de duas barragens, uma delas localizada no município de Vitória da Conquista, na noite deste último sábado (25), e a outra rompeu na manhã deste domingo (26), em Jussiape, na região da Chapada Diamantina.
Moradores das duas regiões foram orientados a deixar suas casas e buscar abrigo em um local mais seguro.
Rui Costa (PT), governador do estado, afirmou que não se lembra de uma tragédia tão grande na história recente da Bahia, são 37 cidades severamente castigadas pelas chuvas, 18 mortos e milhares de desabrigados.
Na madrugada deste domingo, na cidade de Salvador, capital da Bahia, o volume de chuva ultrapassou os 150 milímetros em apenas 72 horas, as sirenes de alerta precisaram ser acionadas em bairros que ficam e áreas de risco e os moradores foram orientados a deixar suas casas imediatamente.
Ao todo 66 cidades estão em situação de emergência por causa do volume de chuva que já é considerado o maior dos últimos 10 anos no estado da Bahia.
Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!
As mudanças climáticas vem causando destruição e tragédia em várias partes do mundo, chuvas torrenciais, tufões, tornados, secas extremas, entre outros fatores devem se tornar cada vez mais comum, afirmam os especialistas e cientistas.