Na manhã desta segunda, dia 6 de fevereiro, um forte terremoto de magnitude 7,8 causou uma verdadeira devastação em regiões da Turquia e noroeste da Síria. Segundo informações é o terremoto mais forte desde 1939.
O tremor teria durado mais de 1 minuto e meio, porém gerou dezenas de outros tremores sendo que o último deles teve uma magnitude de 7,5.
Até o presente momento as informações que se tem são: Na Turquia, até o momento, foram contabilizadas 1014 mortes e na região da Síria se contabiliza 592 mortes, todas essas informações foram repassadas pelos governos locais.
Contabiliza-se que no momento há 50 mil pessoas feridas nessas regiões e outras milhares seguem desaparecidas, um grande número de construções foram demolidas com a força do terremoto.
O epicentro do terremoto aconteceu há 10 quilômetros de profundidade. De acordo com os especialistas, esta profundidade é considerada muito próxima do solo, o que explica a dimensão da destruição.
Além da Turquia e Síria, o tremor também foi sentido em outro países como Israel, Chipre e Líbano.
Neste momento, vários países estão anunciando que irão enviar ajuda humanitária para os locais mais atingidos pelo terremoto. Até o momento, 45 países já anunciaram ajuda entre eles Estados Unidos, Ucrânia e Israel.
Dado a gravidade do evento sismológico ocorrido e a grande destruição que foi causada os números de vítimas que estãos sendo atualizados podem subir drasticamente.
Veja alguns vídeos que mostram o nível da destruição causada pelo terremoto:
Orem pela Turquia, eles precisam de muitas orações 🙏😔#Turkey #Turquia pic.twitter.com/RXUtS8YJ9O
— FOFOQUEIRO DO #BBB23 (@fofoqueirodobb2) February 6, 2023
🔴 VÍDEO: Momento em que um predio desaba em Şanlıurfa, na Turquia, após forte terremoto.pic.twitter.com/pQyEux2j4V
— Mundo News (@Mundo__News) February 6, 2023
🚨 URGENTE🚨: Um grande terremoto de magnitude 7,8 e 10 quilômetros de profundidade ocorreu na fronteira sírio-turca aproximadamente às 3h17.
Segundo informações, foi sentido pela maioria dos residentes libaneses e sírios#Turkey #Turquia #Libano #Siria #Tragedia pic.twitter.com/ZUdGgaLHO6
— 🇧🇷LUCKY🦆DUCKY🇮🇱🧉🇺🇲 (@LuckyDuckyBr) February 6, 2023
A brasileira Eliana Monteiro Pereira fala sobre o susto que teve durante a madrugada depois do forte terremoto que atingiu a Turquia nesta segunda-feira (06). Ela fala diretamente da cidade turca de Hatay. Eliana diz que ainda é possível sentir vários abalos na região. pic.twitter.com/FD87AgLTd5
— Rádio BandNews FM (@radiobandnewsfm) February 6, 2023
Equipes de resgate e voluntários estão trabalhando para auxiliar no resgate às vítimas.