Na manhã desta quarta-feira (18), um grave acidente aéreo tirou a vida de pelo menos 18 pessoas, entre elas três crianças.
De acordo com as primeiras apurações sobre o acidente, a aeronave que levava funcionários do alto escalão do governo ucraniano sofreu uma queda que provocou uma grande tragédia, entretanto, a causa do acidente ainda não foi esclarecida.
Entre as vítimas está o ministro do Interior da Ucrânia Denys Monastyrsky. O avião caiu perto de uma creche e de um prédio residencial, na cidade de Brovary, que fica na Região Metropolitana de Kiev, capital ucraniana.
Os nove ocupantes do helicóptero e três crianças que estavam no solo morreram no momento do acidente, houve um grande incêndio, outras 29 pessoas ficaram feridas, entre elas 15 crianças.
As autoridades locais ainda não sabem se o helicóptero foi abatido por forças russas já que há mais de um ano a Ucrânia vem sendo duramente atacada pelo Exército russo sob o comando de Wladimir Putin. Nenhuma hipótese está descartada.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um rastro de fogo onde a aeronave caiu.
🇺🇦 | #UCRANIA – O helicóptero Super Puma em que viajava o Ministro do Interior ucraniano com a sua equipa caiu em #Brovari , poucos minutos após aterrar em #Kiev . Até agora são 17 óbitos, incluindo 3 crianças da creche em que caiu. https://t.co/IKio8Lp34b
— ∴ 🇧🇷 (@brazilpress) January 19, 2023
Una locura 😨 | Dolor indescriptible en Ucrania: 18 muertos, incluido el Ministro del interior, al estrellarse helicóptero https://t.co/KoFFaQdS81
— El Politidog (@Elpolitidog) January 19, 2023
La defensa aérea ucraniana derribó un helicóptero ucraniano con el Ministro del Interior de Ucrania y su adjunto a bordo. El helicóptero se estrelló en una zona residencial, matando a 16 personas, incluidos 2 niños. https://t.co/s0d9FfMu1c
— Juan Carlos Vazquez (@JuanCar88070333) January 19, 2023
“Havia crianças e funcionários no berçário no momento desta tragédia”, disse Oleksiy Kuleba, governador da região de Kiev.
Denys Monastyrsky foi o primeiro membro do alto escalão do governo da Ucrânia a morrer desde que a Rússia invadiu o país.
Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos. Os nomes dos mortos não foram divulgados, as autoridades locais aguardam os laudos das perícias realizadas no local para saber o causou essa tragédia.