Se mãe é um sonho de muitas mulheres, para muitas delas não importa como seja o parto, o importante mesmo é receber o filho com saúde, outras entretanto, fazem de tudo para que seu parto seja natural, o chamado parto ‘normal’.
Porém, é sabido que o bebê pode nascer de uma dessas duas modalidades, parto cesárea ou parto normal e isso muitas vezes não depende de escolha própria, tudo depende de algumas circunstâncias, como a saúde da mãe ou a posição do recém-nascido no útero.
Logo aqui abaixo vamos listar algumas verdades sobre as duas possibilidades de parto citadas mais acima:
Parto normal
De acordo com relatos de algumas mães, as experiências com o parto normal são mais positivas, elas podem participar de todo o processo do nascimento e a recuperação pós parto é mais rápida e mais fácil. O único problema é quando o parto é demorado e a mãe passa horas e horas esperando o momento exato em que seu filho vem ao mundo.
Cesariana
Já o parto artificial chamado de cesáreo, só é vantajosos no caso da mulher que não tem condições de ter um parto normal, nesse caso, o parto deve ser agendado, para que tudo ocorra com a maior calmaria possível
As desvantagens é que a mamãe passa mais tempo internada, e se queixam de dores no local do corte ou seja, da cirurgia. O pós parto costuma ser dolorido, pode haver grande perda de sangue, além do risco de infecções serem aumentados nesse caso.
Fora os problemas que elas podem ter com a anestesia, ainda correm o risco de ter a bexiga e intestinos perfurados durante o parto ou complicações posteriores de até três meses após ter passado pela cirurgia.