Neste sábado, dia 15 de maio, foi anunciada a morte da atriz Eva Wilma. Ela faleceu aos 87 anos de idade, se tornando uma vítima fatal do câncer. Ao ser internada, a famosa foi diagnosticada com um câncer no ovário. Este câncer é um dos mais fatais entre as mulheres, principalmente, as mais velhas. Diante disso, saiba mais sobre a doença e como ela age.
O câncer começa quando as células do corpo começam a crescer. Esse câncer se inicia nas trompas de falópio e se move para os ovários, os órgãos que produzem os óvulos femininos e a principal fonte dos hormônios femininos estrogênio e progesterona.
O câncer de ovário em estágio inicial raramente apresenta sintomas. Conforme a doença progride, alguns sintomas podem aparecer. Esses incluem:
- Inchaço ou pressão na barriga;
- Dor no abdômen ou pelve;
- Sensação de saciedade muito rápido durante as refeições;
- Urinando com mais frequência.
Alguns fatores de risco são histórico familiar, idade e obesidade.
Diagnóstico
Os exames de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada, podem ajudar a revelar uma massa ovariana. Mas essas varreduras não podem determinar se a anormalidade é câncer.
Se houver suspeita de câncer, a próxima etapa geralmente é a cirurgia para remover tecidos suspeitos. Uma amostra é então enviada ao laboratório para exames adicionais. Isto é chamado de biópsia.
Tratamentos
Um dos principais tratamentos são cirurgias, quimioterapias e terapias direcionadas.
Se tiver qualquer sintoma fora do comum, consulte o seu médico.