Síndrome sensorial: o que é o problema que atinge o filho de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso

Atriz revelou sobre o diagnóstico nessa semana.

PUBLICIDADE

Nesta semana, a atriz Giovana Ewbank pegou a todos de surpresa ao revelar que o filho mais velho, Bless, foi diagnosticado com uma síndrome. A atriz se emocionou ao falar do assunto e admitiu que, no começo, não soube lidar com a informação.

O problema enfrentado pelo menino logo se tornou alvo de muita curiosidade. Ewbank explicou que se trata de uma síndrome sensorial, que torna Bless mais sensível a algumas sensações e que o leva a ter comportamentos incomuns.

Chamado de Transtorno de Processamento Sensorial (TPS), o problema pode gerar tanto uma hipossensibilidade, quanto uma hipersensibilidade. Em muitos casos, se manifesta associada ao Transtorno do Espectro Autista, o que não é o caso do menino.

PUBLICIDADE

O Bless começou a ficar muito aéreo, [fazia] algumas coisas que eu achava um pouco estranhas. Comecei a achar que ele poderia ter um grau de autismo, até que uma médica em São Paulo o diagnosticou com uma síndrome sensorial“, contou.

Quando acontece a hipersensibilidade, como é o caso do menino, as sensações são percebidas em excesso. Ewbank revelou, por exemplo, que o filho não gosta de andar descalço e tem grande sensibilidade ao barulho.

PUBLICIDADE

Ewbank ainda relatou momentos que geraram o alerta; a atriz lembrou de vezes em que o filho reclamava de cheiros fortes na cozinha ou, numa ocasião, quando pediu para que a mãe o tirasse da grama.

Trata-se de um problema sem cura, por estar associado a genética. No entanto, existem tratamentos que podem ajudar a criança a suportar melhor as alterações na sensibilidade.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.