Na região de Santa Catarina, está sendo investigado um caso de hepatite aguda desconhecida em uma criança com idade de apenas 7 anos. O caso aconteceu em Itajaí, litoral norte. A ocorrência está sendo acompanhada pelas autoridades.
A criança deu entrada na unidade de saúde no dia 4 de maio. Ela apresentou alguns sintomas, como pele e olhos amarelados, náuseas, vômitos e dor abdominal. Esses sintomas são típicos da doença.
Diante disso, a criança foi bem atendida e liberada para casa após apresentar melhoras.
“A SES-SC mantém a investigação do caso, em conjunto com o município de Itajaí e o Hospital Pequeno Anjo, com apoio do Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN-SC) para a realização dos exames laboratoriais necessários à elucidação do caso”, foi dito pelas autoridades.
O mundo está passando por uma crise de hepatite entre crianças. No Brasil, já estão sendo investigados 7 casos suspeitos da doença.
A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente, associada ao alto consumo de álcool, medicamentos e substâncias tóxicas. Também pode estar relacionado com alguma infecção. Porém, a hepatite que crianças estão apresentado é incomum e não está relacionada a nenhuma destas causas que são comumente conhecidas.
Neste momento, é importante que os pais fiquem atentos diante da saúde da criança. Se ela apresentar alguns dos sintomas que foram relatados acima, é de extrema importância buscar consultar um profissional de saúde. Todo o cuidado é pouco.