Risco de tsunami no Brasil é muito pequeno, mesmo após erupção explosiva, afirmam especialistas

Mesmo com uma erupção seguida de explosões, chances de tsunami no Brasil são remotas.

ANÚNCIOS

Nesta quinta-feira (16) os brasileiros ficaram em estado de alerta depois que o país foi alertado sobre um possível tsunami que chegaria até a costa das Américas, com maior gravidade nas costas da região Nordeste do país.

ANÚNCIOS

Porém, esse risco é relativamente remoto, segundo especialistas das áreas de geociências e sismologias que foram ouvidos pelo portal do G1. As chances de um tsunami chegar até a costa do Brasil são muito pequenas.

Um vulcão que fica na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, na costa da África, e que estava adormecido fazia décadas, começou a dar sinais de atividades sísmicas, o que alertou toda a comunidade de geólogos especializados na área de sismologia.

ANÚNCIOS

O Instituto Geográfico Nacional espanhol identificou mais de 4,2 mil tremores no parque que fica em volta do vulcão. Além de aumentar o volume de abalos sísmicos, essa intensidade aumentou com movimentações superiores a 3.

Segundo Saulo Vital, que é professor da UFPB e coordenador do NEUD, não há nenhum estudo aprofundado que simulem números reais sobre esses impactos no Brasil. Dessa forma, é difícil mensurar quais estados seriam afetados, mesmo que caso isso venha a acontecer, os estados do Nordeste seriam afetados.

Além disso, o alerta emitido desse vulcão é o amarelo, ou seja, está somente em estado de observação. Esse alerta, apesar de importante, não representa gravidade. Um tsunami só seria provocado a partir de explosões com desmoronamento de partes do vulcão.

 

ANÚNCIOS

NOTICIAS REAIS

Redator há mais de 4 anos, especializado em entretenimento. Compromisso com a verdade e a transparência dos fatos, seja notícias de famosos ou assuntos políticos. Jornalismo é um serviço à população.