Há muitas semanas atrás, viralizou na internet uma imagem que comparava o resultado das buscas para as palavras “patrão” e “patroa”. Os resultados das buscas, de acordo com o Google, são: patrão é “proprietário ou chefe”, enquanto patroa é “esposa do patrão”.
A viralização dessa publicação gerou revolta na internet, mas não provocou mudanças no resultado. Agora a coisa provavelmente vai mudar de tom, já que Anitta acabou se metendo na discussão. Através de uma publicação nas redes sociais, ela demostrou revolta.
Que história é essa, Google? @Anitta usou os Stories nessa quarta-feira (9) para mostrar sua revolta com a definição da palavra “patroa” no site de buscas. A cantora percebeu que, enquanto “patrão” é descrito como “proprietário ou chefe… https://t.co/9Fn8CaChJq (📷: @Anitta) pic.twitter.com/rRU1CvuFWE
— Hugo Gloss (@HugoGloss) September 10, 2020
Anitta, que é empresária e “patroa”, acabou se revoltando com a definição do termo exposta no Google. Com a manifestação da cantora, a empresa acabou se pronunciando sobre o assunto e explicando como o processo de buscas é feito.
De acordo com o Google, para esse tipo de serviço de resultado de buscas, a empresa tem contrato com a Oxford Languages, que fornece um dicionário online. Através disso, o Google traz resultados rápidos às pesquisas.
O Google também tentou se livrar da polêmica ao afirmar que “não tem controle editorial”, mas afirmou ter notificado a empresa Oxford Language para que seja feita a correção do conteúdo em questão.
No vídeo publicado nas redes sociais, Anitta compartilhou sua revolta com a situação. “É inacreditável”, afirmou. “Patroa é a mesma coisa que está escrito lá no patrão”, destacou. O caso, claro, repercutiu nas redes sociais e gerou reações de internautas que também demostraram, em maioria, revolta com a situação.