República Democrática do Congo declara oficialmente o fim da epidemia de Ebola, foi a 11º da história do país

O país viveu um período de restrições impostas com o combate à pandemia de coronavírus, que foram suspensas apenas em agosto.

ANÚNCIOS

Autoridades governamentais da República Democrática do Congo declararam oficialmente o fim da epidemia de Ebola no país. Essa foi a 11º vez que o país precisou lidar com a doença, que deixou 55 mortos e atingiu 130 pessoas.

ANÚNCIOS

O vírus da doença surgiu em 1976 e veio causando epidemias desde então. Os números da última epidemia foram considerados menores do que a última vez, o que reflete os avanços da tecnologia, principalmente pela distribuição de vacinas.

O país viveu um período de restrições impostas como combate a pandemia de coronavírus, que foram suspensas apenas em agosto. Os primeiros casos da Covid-19 foram observados em junho, levando o país a se fechar.

ANÚNCIOS

O comunicado do governo, no entanto, levantou o alerta de que a doença pode voltar a circular pelo país. “O alto risco de ressurgimento continua”, disse o ministro. O país também enfrenta outros problemas, especialmente do ponto de vista humanitário, alerta a Federação Internacional da Cruz Vermelha.

A nova epidemia de Ebola no país também chamou atenção internacional para supostas práticas corruptas, envolvendo inclusive doações de outros países. Casos de corrupção na RDC, infelizmente, são frequentemente denunciadas por iniciativas internacionais.

O embaixador do Canadá no país, Nicolas Simard, foi um dos que cobrou maior transparência no uso de recursos públicos no país. O Canadá, assim como outros países, realizou doações humanitárias para o Congo. O embaixador defendeu que sejam adotadas medidas para reduzir a corrupção.

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.