O apresentador José Luiz Datena demonstrou preocupação com o repórter Yan Boechat ao vivo durante a edição do programa jornalístico Brasil Urgente, transmitido pela TV Bandeirantes nesta terça-feira (15). O profissional de imprensa é o correspondente internacional da emissora paulista no Leste da Europa, onde ocorre um embate entre forças da Ucrânia e da Rússia.
De acordo com os relatos de Datena, a Band não consegue contato com Yan Boechat há horas. O celular do jornalista recebe as mensagens e as ligações são completadas, mas, até o momento, não houve qualquer tipo de retorno. Embora estivesse preocupado, buscou levar alívio aos seus telespectadores, elaborando algumas teses plausíveis, a exemplo da possibilidade do aparelho telefônico estar longe de seu alcance, em carregamento na tomada.
Quem também participou do Brasil Urgente nesta terça-feira foi André Basbaum, chefe de redação da emissora paulista. Segundo ele, o último contato de Yan Boechat com a Band ocorreu por volta do meio-dia. Depois, o repórter iniciaria uma viagem de Kiev, a capital da Ucrânia, para cidades fronteiriças com o país na divisa com a Polônia.
Yan Boechat é especialista em coberturas internacionais de conflitos bélicos e já esteve na cidade de Kiev no último dia primeiro de março quando os bombardeios russos se iniciavam. À época, o profissional da imprensa expressou o seu temor em virtude da possibilidade dos suprimentos se esgotarem, deixando a equipe sem condições de deixar a capital ucraniana em plena guerra.