Na noite desta última terça-feira (10), a jornalista e âncora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, se mostrou revoltada com ações de pessoas que continuam atacando a democracia.
Após os atos de vandalismo e destruição do Palácio do Planalto, Superior Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, promovido por manifestantes antidemocráticos que aconteceu no último domingo (8), em Brasília, mais de mil pessoas foram detidas para averiguação.
Os detidos foram encaminhados para um ginásio da Polícia Federal para que uma triagem fosse realizada e nas redes sociais começaram a circular notícias falsas em grupos que faziam afirmações inverídicas sobre a situação dos detidos e sobre o ataque antidemocrático.
Renata Vasconcellos fez questão de ressaltar que tais mensagens e vídeos que foram espalhados pelas redes sociais eram escandalosamente falsos.
“As redes sociais bolsonaristas estão espalhando uma série de informações falsas sobre as pessoas que foram presas depois do atentado terrorista em Brasília. É tudo escandalosamente falso”, afirmou Renata Vasconcellos.
A jornalista afirmou que para espalhar as fake news fotos de bancos de imagens da internet foram usadas, como por exemplo, no caso da idosa que teve a imagem usada como se fosse uma detida que teria morrido após ser detida. Confira o vídeo com a reportagem de Renata Vasconcellos:
As investigações sobre os ataques continuam sendo realizadas. Após a triagem da PF centenas de pessoas foram encaminhadas para presídios do DF.