A discussão a respeito da taxação sobre compras internacionais até 50 dólares ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (04/06). Isso porque o senador Rodrigo Cunha (União-AL), que é relator do projeto, retirou o trecho da proposta.
A proposta havia sido aprovada na Câmara e seguiu para votação no senado. No entanto, Cunha surpreendeu a todos com a retirada do trecho que fazia a proposta. Posteriormente, Cunha defendeu que o assunto deve ser debatido.
O trecho havia sido inserido na proposta conhecida como Mover e era considerado um “jabuti”, mas acabou retirado. “Taxar blusinhas não fará com que o país melhore de um dia pro outro”, defendeu Cunha.
Ver essa foto no Instagram
Cunha, no entanto, sinalizou que o assunto deveria ser retomado em “outro momento”. O tema era pacificado entre governistas e oposicionistas, inclusive com forte apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira.
Em aceno à aprovação do projeto, Rodrigo Pacheco também se manifestou. O presidente de Congresso foi direto ao afirmar que respeita a atitude de Cunha, mas defender que a decisão cabe ao senado como todo.
Ver essa foto no Instagram
“Óbvio que a gente respeita a decisão do relator. Mas a decisão é do plenário. O entendimento da maioria vai prevalecer. Mas certamente vai a debate”, declarou Rodrigo Pacheco.
Na prática, isso significa que o assunto deve voltar a ser discutido. Levando em consideração que existe acordo entre oposição e governo, é provável inclusive que seja aprovado em outro texto que deve ser apresentado em breve.