O Reino Unido segue em passos largos para imunizar sua população e um novo plano ousado foi revelado pela mídia local. De acordo com o Jornal The Times, o país se organiza para vacinar adolescentes acima dos 12 anos de idade.
O plano é retomar as aulas presenciais, em setembro, com os adolescentes já imunizados. Por lá, o ano letivo começa em setembro. O plano é que os adolescentes recebam a primeira dose antes do começo das aulas, já a segunda dose será aplicada durante as aulas.
A ideia por trás do plano é minimizar os impactos da interrupção das aulas, tanto por questões de surtos de covid-19 quanto para que os alunos possam aderir ao plano de vacinação. O plano é reflexo de um plano de vacinação eficiente em seus primeiros estágios.
De acordo com o último boletim, o Reino Unido teve 1670 novos casos e apenas 14 mortes em decorrência da covid-19 no último domingo. Um número vertiginosamente inferior aos números observados no Brasil, por exemplo.
O governo admitiu que existe sim um plano para vacinar adolescentes, mas destacou que a decisão será tomada apenas após longo debate do comitê de vacinação e imunização, a fim de garantir a eficiência e segurança de todos os envolvidos.
O país já vacinou cerca de 34,5 milhões de pessoas e tem assistido os números da pandemia caírem, demonstrando eficiência no combate a doença e seus meios de transmissão.