Regina Duarte é uma famosa atriz de 75 anos de idade. E não é segredo para ninguém que a artista gosta de expor suas opiniões políticas em seu perfil nas redes sociais, sendo declaradamente uma apoiadora de Jair Messias Bolsonaro. E de forma recente, ela voltou a divulgar notícias falsas em seu Instagram.
Desta vez, seria sobre a motivação que teria mobilizado os extremistas a depredarem prédios públicos que ficam localizados na região de Brasília e que sofreram atentados contra a democracia.
Através de seu perfil, a atriz disse o seguinte: “Trazem de volta o assunto do famigerado código-fonte prometido nas últimas eleições para presidente da República”.
Entretanto, ao contrário do que está insinuando Regina Duarte e os extremistas que foram até Brasília, os códigos-fontes foram abertos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), um ano antes das eleições.
Desta forma, os códigos-fontes estavam disponíveis para inspeção pelas mais diversas instituições, como os próprios partidos eleitorais, o Ministério Público, as Forças Armadas, as universidades, entre outros.
Desde que as pesquisaram passaram a indicar uma possível derrota por parte de Bolsonaro, ele atacou as instituições da República, especialmente, o TSE. Sem provas, ele chegou a cobrar que ocorreu falta de lisura nas urnas eletrônicos.
As Forças Armadas chegaram a inspecionar a lisura do processo eleitoral e confirmaram que os dados das votações de 2022 estão corretos.