Neste sábado, dia 4 de novembro, foi anunciada a morte da importante atriz e escritora, Leda Alves, que morreu aos 92 anos de idade. Por anos, ela atuou como secretária de Cultura do Recife. Formada em Arte Dramática pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), ela também exerceu outros cargos importantes, como diretora de teatro e presidente de importantes fundações culturais.
Entrevistada por um canal de comunicação, Graça Nicoloff, sobrinha de Leda, contou que a atriz morreu devido a causas naturais, no apartamento em que morava, na região de Boa Viagem.
“Ela sempre esteve muito próxima dos sobrinhos. Colocou a gente, desde muito cedo, em contato com a cultura popular. Nos ensinou tudo que ela tinha a nos ensinar sobre arte e política”, revelou Graça, ao dar detalhes sobre o assunto e expor um pouco mais da situação.
O Recife se despede hoje de uma grande dama da cultura e da militância e da celebração cultural, em suas mais aprofundadas e democráticas raízes. A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife lamentam a morte da atriz e gestora cultural Leda Alves, + pic.twitter.com/CFsoQPqKVI
— Prefeitura do Recife (@prefrecife) November 4, 2023
O velório da atriz aconteceu na tarde deste último sábado, com o corpo da artista sendo cremado no Cemitério Morada da Paz. No mesmo local, ela recebeu uma homenagem pelos seus trabalhos como atriz e gestora cultural.
A vida inteira da artista foi dedicada à arte e à cultura. Ela era casada com o teatrólogo Hermilo Borba Filho, e juntos, chegaram a se apresentar em peças com montagens de texto de resistência à ditadura militar.
Diante do falecimento do importante nome da cultura de nosso país, muitos estão lamentando sua partida e desejando que ela descanse em paz.