Uma família está passando por um verdadeiro pesadelo desde que sua filha de 3 anos, Langalam Viki, foi encontrada morta afogada no banheiro da Escola Primária Glen Gray, em Glen Grey, na África do Sul. A menina teria desaparecido por um dia inteiro antes de ser descoberta sem vida.
Em entrevista ao site Mirror, a mãe da criança, Nangamso, afirmou que a tragédia destruiu sua vida.
“Não há palavras para descrever a dor que sinto. É insuportável. Não consigo dormir há semanas. Nenhuma palavra pode descrever como estou arrasada”.
Espera-se que o governo tome medidas para erradicar os banheiros de fossa após a descoberta da pequena Langalam Viki. A Anistia Internacional da África do Sul expressou sua preocupação e espera que o trágico incidente leve o governo a agir.
Alguns políticos já demonstraram preocupação com esse tipo de banheiro, que consiste em um buraco no chão para onde a urina e as fezes são depositadas.
O partido de oposição, Aliança Democrática, planeja lançar uma ação judicial para obrigar o Departamento de Educação Básica a erradicar todos os banheiros de fossa em escolas em toda a África do Sul.
Investigação policial não descarta a hipótese de homicídio na morte da menina, uma vez que, recentemente, um menino de 6 anos foi encontrado em uma vala, com seus órgãos genitais cortados e à beira da morte.
As duas tragédias ocorreram no mesmo local e estão sendo investigadas pelas autoridades locais.