Nascida em Bom Retiro, São Paulo, em 1928, Melânia Luz é uma atleta histórica para o esporte brasileiro, embora seu nome não seja lembrado. Em 1948, ela foi a primeira mulher negra enviada pelo Brasil às Olimpíadas na história do país.
A carreira no atletismo começou pelo São Paulo, uma das principais instituições do esporte. As Olimpíadas de 1948, em Londres, ficaram marcadas por ter sido a primeira vez em que o Brasil ganhou medalha em categorias coletivas.
No entanto, a passagem de Melânia é histórica não só pela pequena delegação feminina, mas pela presença dela enquanto mulher negra, entre as outras 11 atletas que representariam o Brasil naquele ano.
Quando viajou à Londres, Melânia tinha apenas 20 anos e a carreira estava no começo. Verdadeira amante do esporte, ela se dedicou ao atletismo a vida toda. Em Londres, não conseguiu medalha mas estabeleceu o que se tornou um recorde sulamericano na época.
Na época, não existia salário para quem praticava atletismo. Então quem não tinha uma família abastada para ajudar nos custos, acabava tendo que equilibrar a carreira com outra profissão. Melânia trabalhou por anos como técnica de laboratório, enquanto se dedicava a sua verdadeira paixão.
Mesmo com idade avançada para o esporte, depois de solteira e com a morte do ex-marido, Melânia voltou a competir em categorias específicas para pessoas mais velhas, mostrando que seu amor pelo atletismo sempre foi maior do que tudo. Ela faleceu em 2016, mas na época nada foi divulgado.