Algumas pessoas acreditam que engolir chiclete pode levar a morte. Outros acham que ele fica até 7 anos no estômago do indivíduo. Essas e outras mentiras são repassadas de uma pessoa para outra e muitos acabam acreditando.
A verdade é que se alguém acabar engolindo um chiclete não estará correndo risco de vida, porém, é bom evitar que isso aconteça. Essa substância é formada por açúcar, corantes, conservantes e aromatizantes, além da goma-base.
A saliva fica o tempo todo tentando digerir essa goma, mas não conseguirá. Caso alguém se descuide e acabe engolindo o chiclete, ele será eliminado de forma natural, com o bolo fecal.
O que a pessoa não pode fazer de forma alguma é criar o hábito de engolir todo chiclete que chupar, aí sim, a situação é diferente e pode trazer sérias consequências. Vale lembrar que o hábito de mascar traz mais prejuízos do que vantagens, por exemplo, o estômago fica se preparando para receber um alimento que não chegará até ele.
Outra questão séria é que como todo doce, pode trazer prejuízos aos dentes. O certo seria fazer uma escovação após mascar cada chiclete, mas isto dificilmente será feito por alguém, então o melhor mesmo é procurar evitar.
Há pessoas que se sentem mais relaxadas quando estão mascando um doce. Isso pode ser um importante auxílio em um momento em que se exige concentração, mas é preciso tomar cuidado para não virar um hábito.