É muito improvável que, navegando pela internet brasileira, você nunca tenha se deparado com o meme “Que deselegante”. A frase foi dita pela jornalista Sandra Annenberg, em 2011, durante o Jornal Hoje.
Um conjunto de fatores colaborou para que a cena acabasse caindo no gosto dos brasileiros, mas principalmente a expressão facial da âncora, a nítida vontade de dizer algo mais grosseiro que a frase e a reação de seu colega de bancada.
Fato é que por muito tempo se especulou o que Annenberg teria pensado naquele momento. Muita gente, inclusive, tentava se colocar em seu lugar e pensar em quais tipos de frase poderiam ter dito naquela situação.
Acontece que a própria Annenberg admitiu que seu primeiro pensamento foi o de reagir de forma bem menos impublicável. A âncora, inclusive, já figurou alguns memes na televisão brasileira.
“Eu fiquei olhando aquela situação, e eu fiquei pensando o que dizer, tudo que vinha a minha cabeça só eram palavrões, tudo que eu pensava não dava para ser dito ao vivo, hora do almoço, [pensei] ‘não posso ser deselegante com o telespectador’, [saiu o] ‘que deselegante’”, lembrou.
A jornalista ainda lembrou sobre o contexto da cena, envolvendo a repórter Monalisa Perrone, que foi empurrada enquanto fazia a cobertura da internação do presidente Lula, naquele ano, para passar por quimioterapia.
O meme, que já tem mais de 10 anos, ainda é muito lembrado e usado por brasileiros.