Se dois candidatos em uma eleição empatam, o que você acha que acontece? Em Caraúbas, o desempate foi feito com base na idade dos candidatos. Nerivan (MDB) e Silvano Dudu (DEM) empataram nas urnas com 1761 votos cada um.
Segundo turno? Não nesse caso. Silvano acabou sendo eleito por ter 52 anos, enquanto o oponente Nerivan tem apenas 35. Por conta da diferença de idade, Silvano foi eleito prefeito do município, sem possibilidade de um segundo turno.
O município, do interior da Paraíba, é bem pequeno. Foram apenas 3.744 votos válidos, que ainda se dividiram em: 28 votos brancos, 100 votos nulos e ainda 94 votos no terceiro candidato da cidade, Renivan que concorria filiado a Rede.
O caso inusitado acabou virando notícia porque muita gente nem imaginava que idade poderia ser um fator de desempate. Mas essa regra vale desde 2001, quando ministros do TSE avaliaram a matéria. A decisão foi de usar a mesma regra para outros cargos públicos.
Em caso de empate em votação para Presidência, por exemplo, existe o critério da idade. Da mesma forma, em cargos legislativos também existe o critério da idade, que pode resolver casos de empate como o observado em Caraúbas.
Pelo baixo número de votantes no terceiro candidato, bem como o baixo número de votos anulados, a disputa entre Silvano e Nerivan não poderia, por regra, ir ao segundo turno, bem como pelo número de moradores do município nordestino.