Um tema bastante corriqueiro nos círculos cristãos do Brasil é se fazer tatuagens é pecado ou não. O assunto costuma levantar controvérsias já que não há um mandamento específico sobre isto nas Escrituras. Para esclarecer todas essas dúvidas o Pastor Renato Vargens explicou detalhadamente sobre a questão.
Segundo o pastor, é muito comum as pessoas usarem a passagem de Levíticos 19:28, que diz : “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor”, para proibirem das tatuagens. Entretanto a passagem não proíbe!
O que a Bíblia nos diz é que o povo de Israel não deveria ter o mesmo costume das nações pagãs da época que marcavam a pele em adoração aos mortos. Desta forma, o versículo citado não pode ser usado para proibir a prática da tatuagem.
Por outro lado, há aqueles que aprovam a tatuagem por causa da passagem de Apocalipse 19:16 que diz: “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores”. O pastor Renato ressalta que não podemos interpretar as Escrituras “segundo nossa perspectiva e ótica” e sim deixar a Bíblia falar diretamente com nosso coração.
Ele então dá dicas para que você possa discernir se deve ou não fazer uma tatuagem.
- O primeiro ponto é determinar se a tatuagem que pretende fazer irá glorificar a Deus ou ofendê-lo. Se for ofendê-lo desista!
- Qual é a intenção com a tatuagem? Se for para despertar interesse em alguém, desista!
- A tatuagem que pretende fazer será escandalosa? Se sim, desista!
- Esta ciente de que sua tatuagem será um sinal para o resto da vida? É maior de idade e toma suas próprias decisões?
- Vai fazer tatuagens só porque todos estão fazendo?
- A intenção da tatuagem é apenas uma maneira de se rebelar contra alguém? Desista!
Essas dicas são muito relevantes para não se arrependa depois de marcar permanentemente sua pele. O pastor esclarece que não é pecado fazer uma tatuagem desde que não ofenda a Deus e finaliza citando Paulo em sua carta aos Coríntios 6:12: “todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém”.