Por que governador do DF foi afastado após cenas de depredação em Brasília

Ibaneis foi afastado por decisão de Alexandre de Moraes.

ANÚNCIOS

Governador reeleito do DF, Ibaneis Rocha, se vê em uma situação bastante delicada. Após pedidos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União, o ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento de Ibaneis do cargo por 90 dias.

ANÚNCIOS

Com isso, Celina Leão (PP) assume o cargo temporariamente. Tanto Celina, quanto Ibaneis, são apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, ambos assumem uma postura mais moderada.

Ainda assim, Ibaneis vem sendo criticado pela maneira como reagiu aos atos dos manifestantes ao se converteram em um verdadeiro atentado contra sedes públicas do STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

ANÚNCIOS

Uma das atribuições do governador, seja no DF ou em outros estados, é o controle sobre a polícia militar. Durante a ação dos invasores, uma das principais críticas em todo o Brasil foi a respeito da falta de ação das forças de segurança.

Nesse sentido, Ibaneis vem sendo criticado por não ter reagido de forma efetiva, conforme escreveu o ministro Alexandre de Moraes, em sua decisão.

Segundo Moraes, o caos e quebradeira criados “somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira“.

Afastado, Ibaneis ainda corre risco de sofrer impeachment do cargo. O governador, por sua vez, reagiu afirmando que respeita a decisão e que confia nas Instituições Democráticas.

ANÚNCIOS

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.