A polícia na Filipinas foi acionada para realizar uma operação de combate às rinhas e um dos agentes acabou perdendo a vida após ser atacado por um dos galos, pois a ave estava com uma lâmina presa à sua espora e cortou uma artéria da perna do policial.
O tenente Christian Bolok foi socorrido às pressas, mas como sangrou muito acabou vindo a óbito. A polícia prendeu três pessoas acusadas de promover as brigas entre os galos e vários animais foram apreendidos.
Nas Filipinas, a rinha de galos é popularmente chamada de ‘tupada’ e por lá é uma atividade muito comum, mesmo com a polícia realizando constantes operações para tentar combater tal prática.
Nessas rinhas de galos, as pessoas apostam grande quantia em dinheiro e os donos dos galos costumam prender lâminas nas esporas das aves para que elas possam vencer a disputa.
Até no último mês de agosto essa prática nas Filipinas era autorizada, mas somente se as brigas de galos acontecessem em recintos que tivessem licença e mesmo assim só poderia acontecer aos domingos, feriados e também no caso de alguma festa local.
Só que o governo este mês proibiu as rinhas por causa da pandemia da Covid-19, já que várias pessoas começaram a testar positivo para a doença. No intuito de evitar aglomerações, as autoridades não querem mais esses eventos, pelo menos até que a situação comece a se normalizar.