O vídeo de um policial militar ameaçando um aluno de escola pública, no Distrito Federal, tem causado revolta. O registro chegou ao Ministério Público, que cobra uma posição do Governo Estadual, além de ter aberto investigação. Além do MP, a Câmara Legislativa também se envolveu no caso.
O Centro Educacional (CED) 1 é gerido pelo governo em parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal. No vídeo, filmado por testemunhas, o policial aparece nervoso, ameaçando um aluno dizendo que ia “arrebentar” com ele.
A atuação da Polícia na escola em questão tem sido gatilho para diversos atritos, desde o começo, segundo relatos. No DF, 16 escolas contam com parceria da PM. No CED 1, a relação entre PMs, professores e alunos esta longe de ser harmoniosa, ao que indicam os alunos.
O vídeo em questão foi filmado durante um ato dos alunos em defesa de uma ex-diretora. A profissional foi exonerada depois de se posicionar em defesa de um trabalho dos estudantes, que criticava a violência policial contra pessoas negras.
O registro mostra um aluno sendo levado por 3 agentes, ele é colocado dentro de uma sala vazia, quando as hostilizações começam. “Bota a mão pra trás, você. Tô falando sério. Tu não é machão? Lá em cima tu não é machão? no meio dos outros tu não é machão?“, diz um dos policiais.
O adolescente então questiona se seria agredido dentro da escola. “Se precisar. Você quer ver? Vem me ameaçar… Eu te arrebento“, responde o PM. Segundo relatos, alguns alunos afirmam sentir que estão sendo tratados como bandidos dentro da escola.