Em 2017, um homem identificado como José Maria Pinheiro Pedroso foi acusado de cometer um crime bárbaro. Para a polícia, José Maria obrigou o melhor amigo, identificado como Luizinho da Bicicleta, a cavar uma fossa e o jogou dentro para deixá-lo morrer.
Ainda de acordo com investigações da polícia, o crime teria sido motivado por uma dívida que José Maria tinha com Luizinho. José, de 56 anos, teria intermediado a venda de um imóvel de Luizinho, 64, de quem era melhor amigo, mas ele não repassou o dinheiro.
O crime aconteceu em Contagem, Minas Gerais, mas desde 2017 segue sem solução. Para tentar trazer novas direções ao caso, o delegado Anderson Kopke concedeu uma nova coletiva de imprensa em que deu detalhes do caso.
De acordo com informações confirmadas pelo delegado, a polícia foi capaz de identificar e prender dois homens acusados de agir como cúmplices no crime. José Maria devia R$ 30 mil à Luizinho e, segundo as investigações, prometeu dividir o dinheiro com os cúmplices.
José Maria teria atraído Luizinho até uma chácara onde trabalhava, sob pretexto de que precisava de ajuda para cavar uma fossa. A vítima então foi até o local, cavou o buraco onde acabou sendo jogado para morrer.
Quando o buraco já tinha cerca de 3 metros de profundidade, os três criminosos começaram a jogar blocos contra ele, logo depois enterrando a vítima. O delegado afirma que não é possível ter certeza, mas que possivelmente Luizinho foi enterrado vivo.