Os chás são excelentes apostas para quem busca manter a saúde em dia e a imunidade alta. Nesse contexto, uma combinação que tem feito sucesso por ser poderosa é a infusão de limão com orégano.
A mistura é eficaz para quem enfrenta problemas de ordem respiratória, como tosse, garganta inflamada e catarro preso (aquele que se aloja no nariz e causa peso no peito).
Juntando limão e orégano, há uma aceleração no processo de desinflamação dos brônquios pulmonares em razão dos efeitos expectorantes das duas substâncias. Além disso, as dores de cabeça tendem a diminuir com a ingestão deste chá.
No caso do limão, o destaque fica para a elevada concentração das vitaminas C e B6, além dos flavonoides, ácido cítrico, magnésio e cálcio. Desse modo, os sintomas causados pelas secreções tendem a ser aliviados.
Já o orégano conta com um poderoso mecanismo de aceleração da cura do sistema respiratório após infecções. O assunto já foi estudado e comprovado por meio de pesquisas feitas na Universidade de Salamanca, localizada na Espanha.
Como se não bastasse, os antioxidantes presentes no orégano conseguem aumentar a imunidade do corpo humano, fortalecendo-o contra infecções futuras e combatendo os radicais livres.
Modo de preparo
Para essa receita, você vai precisar de:
- uma colher de sopa de orégano seco;
- suco extraído na hora de dois limões;
- uma colher de sopa de mel;
- 300 ml de água.
Na sequência, ferva toda a água em uma panela e acrescente o orégano. Depois, desligue o fogo e espere a mistura atingir uma temperatura morna. Você deverá coar a água e, depois, misturá-la com o suco dos limões. Por fim, adoce com mel e tome.
O recomendado é tomar o chá duas vezes ao dia em um intervalo de duas semanas, sendo a primeira xícara ao acordar, ainda em jejum, e a segunda à noite, antes de dormir. Sua saúde vai agradecer.