O Brasil recebeu na manhã de hoje (27) mais um carregamento de doses da vacina Pfizer. Ao todo, foram recebidas 2,4 milhões de doses nesta semana. Até este momento, a Pfizer totalizou apenas 13 das 200 milhões de doses prevista em contrato firmado com o Governo Federal.
A empresa afirma que será capaz de cumprir a entrega de 200 milhões de doses neste ano, mas os prazos já geram preocupação. Se todas as 200 milhões de doses forem entregues, o Brasil tem a expectativa de vacinar a maioria de sua população ainda este ano.
Com 200 milhões de doses da Pfizer, o Plano Nacional de Imunização será capaz de vacinar 100 milhões de brasileiros. Outros acordos, com Coronavac, Astrazeneca e Janssen, concluem o maior volume de doses esperadas.
As campanhas de vacinação mundo afora tem como objetivo final, além dos imediatos, frear a pandemia. Com o avanço do número de contágio, o medo maior é que o vírus continue sofrendo mutações, o que vem acontecendo.
O contrato entre Pfizer e Governo Brasileiro tem sido alvo de grande polêmica, em função do tempo que a empresa alega ter sido ignorada. O suposto atraso do governo para fechar o acordo chegou a ser alvo da CPI da covid-19.
Agora, o governo tenta acelerar os acordos para a entrega das vacinas. Ao todo, 4 imunizantes estão sendo aplicados no Brasil: coronavac, pfizer, astrazeneca e janssen – esta é a única de dose única.