Um ataque injustificável e brutal contra uma idosa, de 67 anos, em Yonkers, tem gerado revolta mundo à fora. A mulher, de origem asiática, foi vítima de um ataque de motivação racista, apenas por ser filipina.
O autor do ataque foi identificado como Tammel Esco, um homem de 42 anos com longa ficha criminal. Enquanto espancava a idosa, Esco disparava insultos racistas contra a comunidade asiática. O crime aconteceu no hall do prédio onde a idosa morava, Esco era seu vizinho.
O vídeo é perturbador e mostra o ataque brutal contra a idosa. Ao todo, segundo as autoridades, Esco deu 125 socos contra a idosa, sete pisões contra a mulher e ainda cuspiu contra ela duas vezes, enquanto usava termos anti-asiáticos.
A idosa, segundo vizinhos, era uma pessoa muito querida por todos e tinha duas filhas. Para entrevista da CBS, o vizinho identificado como Sken Shabaj se lembrou que a idosa é viúva e que seu marido era carteiro.
Segundo testemunhas, após o ataque, Esco deixou o local gritando de forma incompreensiva. Representantes da polícia explicaram que, com base na duração do ataque, impacto e quantidade dos golpes, Esco vai responder por crime de ódio e tentativa de homicídio.
Esco foi preso sem direito a fiança. Segundo a polícia, ele tem uma extensa ficha criminal com múltiplas condenações. A idosa, que não teve a identidade revelada, tem um longo caminho para recuperação e segue internada; ela teve múltiplas fraturas pelo corpo, inclusive rosto, e sangramento no cérebro.