‘Pequeno Gênio’ de 11 anos, Luan consegue na Justiça direito de ocupar vaga na Universidade após passar no vestibular

Ação foi movida pela Defensoria Pública.

ANÚNCIOS

Muita gente deve se lembrar do menino Luan Gabriel Aguiar Gama, de 11 anos, que participou do quadro “Pequenos Gênios”, do Domingão com Huck. Nessa semana, o menino voltou a ser notícia no país.

ANÚNCIOS

Aos 11 anos de idade, Luan passou no vestibular do curso de Matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pela idade, o menino precisou entrar na Justiça para garantir o direito de se matricular.

Nesta semana, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) decidiu em favor da ação. Luan passou no vestibular feito no ano passado, e lutava pelo direito de se matricular.

ANÚNCIOS

A decisão foi proferida pelo juiz Marcelo Vieira, que entendeu que o menino atende os critérios para altas habilidades e superdotação do tipo acadêmico. A ação foi movida pela Defensoria Pública.

“Assim, em um cenário ideal, já havendo o diagnóstico de altas habilidades, entendo que seria necessária uma avaliação multidisciplinar para determinar se o avanço escolar seria capaz de produzir algum prejuízo significativo ao aluno”, diz a decisão.

A decisão exigiu uma avaliação multidisciplinar para avaliar as condições do menino. Isso porque o juíz destacou que o ambiente universitário é diferente do ambiente escolar e é preciso garantir que o menino tem condições de avançar academicamente sem comprometer sua saúde mental.

Além disso, a decisão também determina que a secretaria de educação faça uma avaliação para garantir que Luan tem condições de avançar, já que ele ainda esta no 5° ano do ensino fundamental.

ANÚNCIOS

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.