Pelo SUS, bebê de 6 semanas faz cirurgia rara para remoção de ‘gêmeo parasita’

Depois de realizados exames, foi descoberto que a criança estava se desenvolvendo com um embrião próximo ao intestino.

ANÚNCIOS

Profissionais do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) realizaram na última quinta-feira (12), uma delicada e rara cirurgia para remoção de “gêmeo parasita” em uma bebê de apenas 6 semanas.

ANÚNCIOS

De acordo com informações do G1, a mãe da criança procurou a unidade depois de observar que a filha chorava muito e apresentava um quadro constante de vômitos. Depois de realizados exames, foi descoberto que a criança estava se desenvolvendo com um embrião próximo ao intestino.

O que aconteceu foi o seguinte: inicialmente, esta mãe engravidou de gêmeos, porém um dos embriões não se desenvolveu corretamente e acabou “absorvido” pelo outro embrião. De acordo com informações de médicos do Hmib, existem cerca de 100 casos no mundo.

ANÚNCIOS

A saga da família começou no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), para onde a mãe foi primeiro com a bebê. Lá uma tomografia e uma radiografia sugeriram a presença de um tumor, mas com aparente ossificação. O caso então foi encaminhado ao Hmib.

No hospital, que é referência para cirurgias pediátricas na região, a família teve o diagnóstico final e os preparativos para a cirurgia começaram. A cirurgia durou cerca de 2 horas e contou com 4 médicos cirurgiões, um anestesista, uma equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A cirurgia foi considerada um sucesso e a bebê já voltou para casa com a família. O prognóstico é muito otimista e os médicos acreditam que a criança terá uma vida normal.

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.