O dia 31 de março do ano passado havia sido o último em que o estado do Amazonas não registrou mortes pela covid-19. De lá para ca, em todos os dias foi registrado pelo menos uma morte em função da doença.
O estado é reflexo do avanço da Campanha de vacinação, que tem conseguido rebater todas as dúvidas que foram levantadas. Infectologistas afirmam que esse é um exemplo de como a vacinação é eficaz para evitar casos graves da doença.
Apesar disso, a recomendação continua sendo a de que se tenha cuidados. A vacinação é importante e eficaz, mas é preciso ainda se manter vigilante. O avanço das variantes da doença também estão sendo monitoradas de perto.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, por sua vez, emitiu comunicado afirmando que é cedo ainda para tirar conclusões e determinar que o avanço da vacinação seja a resposta por trás da queda das mortes.
O Amazonas esta apenas em sexto lugar nos estados que mais vacinaram, com 37,22% da população tendo recebido a primeira dose, enquanto apenas 13,7% foram totalmente imunizados. Tratam-se de 576.572 pessoas totalmente imunizadas.
Da lista dos estados que mais vacinam é encabeçada pelo Mato Grosso do Sul, com 23,38% da população totalmente imunizada. Rio Grande do Sul vem em segundo, com 17,60% da população vacinada. Espírito Santo tem 15,36%. São Paulo tem 14,44% e Pará fecha a lista com 14%.