Você provavelmente sabe o que é a diabetes, não é mesmo? Essa é uma doença causada por um distúrbio nos níveis de insulina do indivíduo, que acarreta um desequilíbrio dos níveis da glicose no sangue e pode atingir picos elevadíssimos.
Como você deve saber, o pâncreas é responsável por gerar a insulina no organismo e esse hormônio é capaz de “quebrar” a glicose. Logo, se os níveis de glicose estão altos provavelmente algo está errado no pâncreas.
Muitos fatores podem influenciar o surgimento da diabetes e um dos fatores que você deve se atentar em seu organismo é justamente a elevação dos níveis de glicose. Mas é também preciso entender a diferença entre as coisas.
Claro que depois de comer um doce, por exemplo, você provavelmente vai experimentar um pico de glicose no sangue. É natural. No entanto, a insulina gerada pelo seu corpo deve ser capaz de diminuir esses níveis dentro de algum tempo.
Se isso não acontece, aí é preciso ficar alerta e, em caso de suspeita, procurar um médico endocrinologista. Mas quais são esses sintomas?
- Vômitos
- Náuseas
- Alterações de humor
- Nervosismo
- Fadiga
- Fraqueza
- Perda de peso não intencional
- Sede excessiva que você não consegue saciar
- Fome excessiva
- Vontade insistente de urinar
Fique alerta caso esteja sentindo esses sintomas com frequência sem sentir melhora. Eles podem não estar indicando a diabetes, mas podem estar sugerindo algum outro problema no seu corpo.
É ideal estar com os exames e consultas ao médico em dia, porque esses problemas são melhores tratados quando diagnosticados cedo.