O clube paulista Palmeiras confirmou à imprensa que passa por um novo surto de coronavírus. Ainda de acordo com a instituição, pelo menos 3 colaboradores e um atleta estão com a doença pela segunda vez.
As informações são do departamento médico do clube, que confirma que dois funcionários, não ligados ao futebol, testaram positivo pela segunda vez. Além disso, o meia Scarpa e coordenador científico Daniel Gonçalves também estão reinfectados.
De acordo com os dados, ambos tiveram sintomas leves da doença em julho e agora manifestaram sintomas mais sérios, como febre e falta de ar. A doença foi confirmada por exames laboratoriais no último sábado.
Em nota, o departamento confirmou que os 4 testaram positivo para a Covid-19 mas falam que não é possível saber se trata-se de uma reinfecção. O caso, no entanto, pode também ser uma reinfecção já que, segundo especialistas, existem cepas diferentes do vírus circulando.
Isto significa, na prática, que pegar a doença uma vez não te torna inteiramente imune, já que você pode contrair a doença de uma nova cepa. A presença de anticorpos acaba sendo limitada ao tipo específico da doença contraído.
Sobre os colaboradores, o Palmeiras afirmou que monitora o quadro de cada um dos 4 e presta apoio. O clube também informou que está acompanhando o que dizem as autoridades científicas sobre o assunto e seguindo protocolos. No campeonato, o Palmeiras é o quinto colocado na classificação.