O ator e cineasta hollywoodiano Alec Baldwin disparou uma arma no set de filmagens do filme Rust ferindo acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins, que foi levada por via aérea ao Hospital da Universidade do Novo México, onde veio a falecer devido a gravidade dos ferimentos.
O acidente se desencadeou após Baldwin realizar o disparo de uma arma cenográfica, que deveria estar carregada com tiros de festim, mas na ocasião, continha uma bala real.
A polícia ainda investiga o acontecido e busca responsabilizar alguém pela falha na segurança. Alec Baldwin foi ouvido pelas autoridades e liberado em seguida. Ele não será indiciado.
O pai da vítima se pronuncia
Pela primeira vez desde o acontecido, Anatoly Androsovych, pai da diretora de fotografia morta por Alec, se pronunciou: “Ainda não conseguimos acreditar que Halyna está morta e a mãe dela está perdendo a cabeça com o luto”, relatou Androsovych. “Mas eu não culpo Alec Baldwin. A responsabilidade é da equipe encarregada dos armamentos”.
Quando questionado sobre medidas legais, Androsovych esplicou que isto está a cargo de Matt, viúvo da vítima e formado em direito.
Ele ainda acrescentou que o filho de Haylana sofre a perda da mãe:”O garotinho foi muito afetado. Ele está perdido sem a mãe”; e explicou que agora se concentra em chegar aos Estados Unidos acompanhado da esposa e filha para se reunir com o garoto e com seu pai.
Homenagens
Halyna recebeu várias homenagens, centenas de pessoas se reuniram na noite deste último sábado (23), em uma vigília à luz de velas na cidade de Albuquerque, que fica no estado Novo México nos Estados Unidos, onde acontecei as gravações do filme.