De acordo com os dados que são divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 40 mil pessoas sofrem com cânceres na região do pescoço e da cabeça. Caso o diagnóstico seja feito quando a doença ainda está em sua fase inicial, existem mais chances de a pessoa conseguir se curar e não apresentar grandes complicações. Por este motivo, é muito importante ficar atento aos sintomas e sinais da doença.
Prevenção
A prevenção para a doença é não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, praticar exercícios físicos, dormir bem e manter uma alimentação que seja considerada saudável.
Sinais que podem indicar o câncer
- Lesões na boca que não se cicatrizam;
- Forte dor de garganta;
- Rouquidão que não passa;
- Dor de cabeça frequente;
- Dificuldade para engolir;
- Sangramento nasal recorrente;
- Nódulos que surgem no pescoço.
O diagnóstico costuma variar de acordo com a localização do tumor. Porém, é recomendado que seja realizada uma biopsia que irá confirmar se é um tumor benigno ou maligno.
“Quanto mais cedo é o diagnóstico, menor é a lesão e a agressividade do tratamento. O ideal também é combater os fatores de risco”, disse o cirurgião, Rafael Nunes Goulart.
Fatores de risco
Como já citado, alguns fatores de risco são o tabagismo, má higiene bucal, alto consumo de álcool, infecção pelo HPV, alto consumo de bebidas quentes, como o chimarrão e a exposição ao sol sem protetor solar.