Os Estados Unidos se preparam para uma onda de frio que vem causando receio e gerando alertas em vários pontos. O país se prepara para dias de frio intenso e existe o risco de que pessoas simplesmente congelem até a morte.
Em preparação para o frio brutal, os estados de Kentucky, Missouri, Oklahoma, Geórgia e Carolina do Norte já começaram a armar planos de emergência. Além disso, o presidente Joe Biden fez um pronunciamento oficial.
“Isto não é como um dia de neve quando você era criança (…) Isto é serio!“, alertou o presidente em pronunciamento. Além disso, a agência National Weather Service, que monitora o tempo no país, também se manifestou.
“As pessoas expostas ao frio extremo estão suscetíveis ao congelamento em questão de minuto (…) As áreas mais propensas ao congelamento são a pele desprotegida e as extremidades, como mãos e pés. A hipotermia é outra ameaça durante o frio extremo”, também alertou o NWS.
O país geralmente passa por baixas temperaturas nessa época do ano e esse frio, com neve e geadas, costuma ser algo com o que os estadunidenses estão acostumados. Justamente por isso, as autoridades tem reforçado que, desta vez, a onda de frio será anormal.
Muitos pontos do país tem sofrido com a aproximação da frente fria. Cerca de 1.800 voos já foram cancelados e dezenas de motoristas se encontram “ilhados” porque não podem seguir viagem pelas rodovias e estradas.
O frio também deve atingir parcialmente o Canadá, que faz fronteira com os EUA.