Onda de calor no Brasil coloca vidas em perigo: quem está no grupo de risco e quais atitudes tomar para se proteger

Com uma onda de calor chegando em nosso país e trazendo temperaturas até 45 graus, neste artigo, serão expostos os cuidados a serem tomados e os grupos de risco.

ANÚNCIOS

Nas próximas semanas, em diversas cidades do Brasil, é apontado pela meteorologia que a temperatura pode chegar até 45 graus. O calor, ainda segundo as autoridades, pode colocar vidas em risco.

ANÚNCIOS

O alerta foi emitido pela MetSul Meteorologia, apontando que esse calor é extremamente perigoso para as pessoas e representa até mesmo um risco para a vida de muitos.

Ainda de acordo com informações da MetSul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ser os estados mais afetados pela onda de calor que chega nos próximos dias.

ANÚNCIOS

A elevação na temperatura neste fim de inverno é causada por uma cúpula de calor que comprime o ar quente em uma mesma área por dias ou até mesmo semanas.

Diante disso, neste artigo, serão expostos alguns cuidados que devem ser tomados para conseguir se proteger do calor extremo que deve atingir várias cidades de nosso país.

Quem são os mais afetados pelo calor? 

São as crianças, os idosos, os portadores de doença crônicas (diabetes, hipertensão, obesos), pessoas com transtornos mentais, pessoas que utilizam alguns medicamentos, como antidepressivos.

ANÚNCIOS

Cuidados a serem tomados 

  • Evite a exposição ao calor entre às 10h e às 16h
  • Busque usar chapéu e óculos escuros para se proteger
  • Use roupas leves, preferencialmente de algodão e não se esqueça de passar protetor solar com frequência
  • Aumenta a ingestão de água
  • Evite bebidas alcoólicas ou com alto teor de açúcar
  • Busque fazer refeições leves
  • Busque permanecer de 2 a 3 horas em um ambiente fresco.

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.